Sexo - Prazer ou Frustração - O papel das emoções na sexualidade humana

SEXO – PRAZER OU FRUSTRAÇÃO?
O papel das emoções na sexualidade humana

Marta Elini dos Santos Borges*
* Diretora e responsável técnica - CCNS, Mestre em Saúde da Família, Especialista em Psicologia Clínica, Hospitalar e Hipnose Clínica, Atuação por 28 anos como Psicóloga no serviço de Nefrologia e Transplante Renal do Hospital Federal de Bonsucesso.
 
Sexo e Sexualidade
O termo sexo é empregado para designar a parte biológica do indivíduo. Sexualidade entretanto, tem maior abrangência, relacionando-se ao lado psicológico, afetivo e sexual, que leva à construção de papéis sexuais na sociedade.
O comportamento sexual humano não segue uma regra fixa, estando relacionado a fatores como: relacionamentos, religião, cultura, percepção de si, conformidade biológica e principalmente às experiências vividas ao longo da vida.
 
Disfunções Sexuais
As disfunções sexuais se caracterizam por perturbação no desejo sexual e alterações fisiopsicológicas no ciclo de resposta sexual (desejo, excitação, orgasmo e resolução). Trazem como consequência sofrimento e problemas no relacionamento, sendo as mais comuns:
- Desejo sexual hipoativo: falta de interesse pelo sexo;
- Frigidez: incapacidade de manter lubrificação ou a excitação;
- Anorgasmia: inibição do orgasmo;
- Dispareunia: dor genital durante o ato sexual; 
- Vaginismo: contração involuntária dos músculos próximos à vagina, impedindo a penetração;
- Aversão sexual: sentimento de repulsa por relações sexuais;
- Disfunção Erétil ou Impotência: incapacidade persistente de obter e manter ereção suficiente para uma função sexual satisfatória;
- Ejaculação Precoce: ejaculação mais rápida do que o esperado, sem controle.
 
O que é normal em um relacionamento sexual?
A normalidade sexual está relacionada ao compartilhamento da sexualidade de forma combinada entre os parceiros, sem caráter destrutivo e sem afrontamento às regras básicas da sociedade.
Anormalidades sexuais podem ser exemplificadas como situações onde haja uma fixação em atividades sexuais destrutivas ou quando o sexo é tido como única fonte de prazer.
 
Excitação e Prazer
A sensação de excitação e de prazer sexual é em grande parte determinada por pensamentos e emoções. A sexualidade humana vai além da ereção do homem ou da vasocongestão vaginal que leva à lubrificação nas mulheres, sendo o fator determinante do prazer sexual a presença de emoções positivas e de pensamentos de natureza sexual.

Prazer Sexual -  Saúde Melhor
Ao longo do tempo pesquisas vêm comprovando que pessoas que têm maior satisfação sexual apresentam menos incidência de doenças e uma melhor qualidade de vida.
Então, se os pensamentos e as emoções são determinantes no funcionamento sexual, vale a pena investir nessa área.   É importante que haja consciencialização de que é possível melhorar a sexualidade recorrendo à ajuda especializada.
Melhore sua qualidade de vida!