Quando o Amor Vira Doença

QUANDO O AMOR VIRA DOENÇA

Marta Elini dos Santos Borges*
* Diretora e responsável técnica - CCNS, Mestre em Saúde da Família, Especialista em Psicologia Clínica, Hospitalar e Hipnose Clínica, Atuação por 28 anos como Psicóloga no serviço de Nefrologia e Transplante Renal do Hospital Federal de Bonsucesso.

O que é amor?
Podemos dizer que amor é uma afeição profunda por alguém, podendo levar a doação  ou até mesmo a sacrifícios pelo outro. É um sentimento profundo e caloroso que pode estar relacionado à atração sexual, com expressões de carinho, zelo e apego. É tido como o maior de todos os sentimentos que alguém pode experimentar, pois a partir dele outros tomam espaço na existência humana.

Amor patológico
Carência e cuidado excessivo no relacionamento, podem ser sinais de uma relação patológica de amor na infância, sendo possivelmente uma consequência da dificuldade materna em suprir necessidades emocionais da criança em situações estressantes, como por exemplo nos casos de separação.
No amor patológico, a pessoa geralmente embarca em uma união simbiótica (se mistura com o outro, não tendo vida própria), na tentativa de fugir da insuportável sensação de abandono, prestando cuidados ao parceiro com o intuito de obter afeto. Muitas vezes se aborrece por não receber aquilo que esperava como recompensa por sua atenção e sacrifício.  Essas pessoas geralmente têm dificuldade de estipular, manter o foco em metas, pois o principal é manter o parceiro sob controle, vigiando, protegendo ou provocando ciúmes. 
Estudos têm mostrado que reações químicas no cérebro das pessoas que vivenciam o amor patológico são muito parecidas àquelas encontradas em pessoas que sofrem de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), por apresentarem pensamentos persistentes de ansiedade e medo e realizarem tarefas ou gestos repetitivos, como o de se desdobrar em cuidados dirigidos à pessoa amada.

Amar Demais
Pessoas que vivem o amor patológico em geral arrastam a situação de sofrimento por muito tempo e não procuram ajuda, ou quando o fazem depois de muito sofrimento. Sofrem em relacionamentos infelizes mas neles permanecem.
A ajuda profissional pode contribuir para a volta ao estado de equilíbrio emocional, contribuindo para a libertação de amarras e para a conquista de melhor qualidade de vida.