Ciume: sentimento “amargo” ou “doce”

CIÚME: sentimento “amargo” ou “doce”

Marta Elini dos Santos Borges*
* Diretora e responsável técnica - CCNS, Mestre em Saúde da Família, Especialista em Psicologia Clínica, Hospitalar e Hipnose Clínica, Atuação por 28 anos como Psicóloga no serviço de Nefrologia e Transplante Renal do Hospital Federal de Bonsucesso.


O ciúme diz respeito ao medo de perder alguém que se ama para outra pessoa. Por vezes tem sido encarado como demonstração de amor, zelo ou valorização do parceiro, por outras como insegurança e baixa autoestima. 


Quando o ciúme é exagerado, aprisiona e faz sofrer, podendo destruir os relacionamentos. Nessa situação podemos dizer que estamos diante de um ciúme patológico, relacionado à insegurança daquele que se vê ameaçado de uma perda imaginária. Gera comportamentos controladores que tiram a liberdade da outra pessoa, através de atos como os de perseguição e checagem de pertences, com o objetivo de achar provas que confirmem suas suspeitas.  Por mais que tente aliviar seus sentimentos, o “ciumento” nunca se sente satisfeito e a vida a dois tende a se tornar um verdadeiro “inferno”. Intercalam-se porém aos momentos desastrosos os de tranqüilidade e carinho, fazendo com que aquela vontade de terminar o relacionamento por algumas vezes desapareça, dando lugar à dúvida e a sentimentos conflituosos.


“Eu não aguento mais ele fuçando as minhas coisas. Já passei muita vergonha por causa desse maldito ciúme. Se eu olhar pro lado é escândalo na certa... Mas ele é tão carinhoso quando quando não está atacado... Às vezes dá vontade de separar, mas tem hora que não consigo me ver longe dele...”


Mas afinal quem é a vítima?  Aquele que é cobrado e vive numa prisão ao lado de alguém possessivo e controlador ou o que está em constante tensão e desconfiança? Possivelmente os dois, pois ambos sofrem e portanto necessitam de cuidados, cada um em seu contexto.  


A psicoterapia contribui para entender e enfrentar melhor esse processo tão doloroso. Ajuda na busca de estratégias de superação e de forças para alcançar maiores níveis de bem estar e felicidade.